Como parar de tomar refrigerante: mudança de hábitos

Parar de tomar refrigerante: minha experiência de 100 dias

Quem gosta de refrigerante e já tentou parar de beber bebidas açucaradas sabe o quão difícil é manter o novo hábito por muito tempo. Por mais que tenhamos consciência dos males causados à saúde, abrir mão do refrigerante é um desafio que muitos abandonam depois de alguns meses, dias ou mesmo horas. Comemos aquela pizza de calabresa e logo a Coca-Cola gelada vem à mente, e em seguida à boca. Assistimos um filme e então lembramos da combinação “pipoca e Guaraná que programa legal” como dizia a propaganda famosa. A pergunta que fica é: como parar de beber refrigerante de maneira definitiva?

Como parar de beber refrigerante

Minha estratégia é a boa e velha dica do “um dia de cada vez”. Um dia sem refrigerante, depois 2, 7, 10. Aí eu penso “fiquei 10 dias consigo, 11, 12…”
Foi assim que cheguei aos 100 dias sem refrigerante. Tive vontade de chutar o balde e me afogar em vários copos de Coca Cola? Siiiimmmmm! Resisti bravamente sempre pensado na conquista que já havia obtido. Eu não queria (e nem quero) zerar o marcador, ou seja, imagina voltar ao dia 1 sem refrigerante e ter que esperar 100 dias para bater meu recorde? Melhor seguir firme e contando 101, 102,150…
Além da determinação, conto com a tecnologia usando o aplicativo HabitBull. Essa ferramenta ajuda na construção de novos hábitos contabilizando quantos dias um desafio vem sendo cumprido com sucesso. Super recomendo.

parar-de-tomar-refrigerante-contard-dias

Como substituir refrigerante 

Lembro, claro, que de nada adianta largar o refrigerante e substituí-lo por sucos industrializados ou mesmo suco de fruta natural. O primeiro é cheio de açúcar e conservantes, o segundo tem frutose, o açúcar da fruta, que em excesso também faz mal. Além disso, em relação ao suco de fruta natural, há a perda nutricional pois o melhor da fruta, as fibras, é descartado, sem falar que um copo de suco de laranja sacia muito menos do que comer 4 laranjas, concorda? Sempre prefiro comer a fruta a transformá-la em suco. Certo, mas e os famosos sucos verdes que teoricamente aproveitam a fibra dos ingredientes? Também não curto, pois sempre vou preferir mastigar do que beber, ou seja, prefiro comer a couve refogada do que fazer o tal suco verde que bebo fazendo cara feia. Mas claro, para quem gosta do suco verde, que siga com essa opção nutritiva.
O que eu bebo? Água, chá, água saborizada, mais água e mais chá. Tudo é uma questão de escolha, persistência e autossuperação. Escolha por um corpo mais bonito e saudável por dentro e por fora. A satisfação que resulta da persistência é, sem dúvida, mais intensa e duradoura do que o prazer efêmero de cultivar uma prática danosa à saúde.

parar-tomar-refrigerante-substituir-por-outras-bebidas

Ah, já ia esquecendo, o fato de ficar 100 dias sem beber refrigerante me incentivou a fazer outras coisas, mudar outros hábitos. Isso não tem preço. Automotivação pura!

Mudança de hábitos: peça ajuda

Ter o apoio de pessoas que passaram pela mesma situação também foi fundamental. Conversar em grupos online e offline sobre as dificuldades e trocar dicas de como substituir o refrigerante me manteve focada e evitou que eu desistisse nos momentos mais difíceis. Saber que não estava sozinha nessa jornada fez toda a diferença.

Se você quiser contar com um ombro amigo nessa mudança de estilo de vida, clique AQUI.

2 thoughts on “Como parar de tomar refrigerante: mudança de hábitos

  1. Linda Oliveira disse:

    Eu estou sem beber refrigerante à quase 8 meses, e por incrível que pareça meu colesterol era altíssimo e hoje está normal, e a única mudança que tive na vida foi parar de ingerir refrigerante….não pretendo voltar a beber refri

    1. Carol Marcellino disse:

      Olá Linda! Parabéns pela decisão, persistência e melhora na saúde! Continue assim.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.