Como parar de procrastinar usando a regra dos 5 segundos
A maioria de nós tende a procrastinar de vez em quando, principalmente quando se trata de atividades que requerem muita energia física, emocional ou intelectual. A procrastinação pode causar pequenos problemas, como ter que pagar multa em uma despesa quitada com atraso. Se não for controlado, o ato de protelar pode gerar sérios danos à sua saúde, carreira, relacionamentos e bem-estar geral.
Há alguns anos, a coach Mel Robbins estava passando por um momento delicado. Ela e o marido estavam com sérios problemas financeiros e o relacionamento do casal estava tenso. Todas as noites, ela dizia a si mesma que no dia seguinte se levantaria cedo e começaria a reorganizar sua vida. Porém, o alarme tocava e Mel o desligava e voltava a dormir. Depois de algum tempo ela finalmente se levantava, se sentia um fracasso e fazia poucas coisas ao longo do dia.
Para de adiar tarefas importantes
Certa noite, Mel viu na TV a contagem regressiva para o lançamento de um foguete. Algo despertou nela naquele momento e então disse a si mesma que, quando o despertador tocasse na manhã seguinte, faria uma contagem regressiva de 5 a 1 e se lançaria para o novo dia, tal qual um foguete. Na manhã seguinte, quando ela usou a nova estratégia, funcionou como mágica.
Mel conseguiu acordar cedo e começar bem o dia. Além disso, ela começou a aplicar a ideia de contar regressivamente de 5 a 1 e, em seguida, agir todas as vezes quando se deparava com uma tarefa importante que precisava ser feita, mas que queria adiar.
Técnica para acabar com a procrastinação
A técnica funcionou tão bem que foi batizada “A regra dos 5 segundos”. Mel começou a pesquisar para tentar entender por que o novo plano estava funcionando com tanta eficiência e encontrou evidências científicas que sustentavam sua crença de que a técnica era uma mudança de vida. Tanto é verdade que ela escreveu um livro sobre o assunto cujo título no Brasil é “O poder dos 5 Segundos: saia do piloto automático, transforme sua vida, seu trabalho e sua autoconfiança agora”.
Segundo a autora “Se temos o instinto para agir em relação a um objetivo, devemos nos mover fisicamente em 5 segundos ou o cérebro nos fará desistir”. Robbins explica que quando sentimos a vontade de trabalhar em uma meta, temos uma janela de 5 segundos para começar a agir, antes que o cérebro nos convença do contrário.
Ao fazer a contagem regressiva de 5 a 1, estaremos distraindo o cérebro de pensar em motivos pelos quais deveríamos procrastinar. Isso interromperá antigos padrões negativos de comportamento e possibilitará uma atuação mais produtiva, dificultando que a dúvida, o medo e a análise excessiva da situação assumam o controle.
Elimine a preguiça: alcance tudo que deseja
Como explicado no livro O Poder do Hábito, há algo chamado loop do hábito. Consiste em uma rotina que é acionada por uma recompensa. Se quisermos mudar um hábito, é preciso mudar a rotina que segue a deixa (o gatinho que dispara o hábito). Assim, quando nos sentirmos tentados a continuar em um mau hábito, podemos usar a regra dos 5 segundos para realizar uma rotina diferente.
Tomar uma decisão simples, em vez de pensar demais, significa maior chance de mudança efetiva. Portanto, basta contar 5-4-3-2-1 e simplesmente agir. A contagem regressiva interrompe o padrão de procrastinação e isso força uma mudança mental que nos permite realizar uma ação. A regra dos 5 segundos nos ajuda a tomar uma atitude, mesmo quando não temos vontade, pois o movimento físico ajuda a superar a inércia inicial e familiar que anteriormente nos levava a procrastinar.
5 segundos para mudar a vida
Além de usar a estratégia para ir à academia, ler um livro, ter uma conversa difícil com um familiar ou fazer uma ligação importante, Mel Robbins sugere a regra dos 5 segundos para interromper pensamentos de ansiedade e preocupação. Ao se pegar em um padrão de pensamento pessimista e patológico, é indicado contar de 5 a 1 e interromper a conversa mental desestabilizadora e paralisante. Seguindo essas orientações, muitos leitores de Mel alcançaram grandes conquistas, dando adeus à zona de conforto e aventurando-se em novos desafios e uma vida mais cheia de realizações.
O método 5-4-3-2-1 não apenas interrompe o padrão de evitação, mas também requer um raciocínio superior e menos emotivo. Além disso, contar de 5 a 1 torna-se um ritual inicial simples para um novo comportamento. Implementar hábitos sadios é extremamente útil durante a parte mais difícil de mudar para um novo estágio na vida, e a regra dos 5 segundos pode fazer toda a diferença. É tão simples que não custa tentar, concorda?
Se você quer mais auxílio para parar de procrastinar, me chama no AQUI. Eu te ajudo!
Referências
DUHIGG, Charles. O Poder do Hábito. Rio de Janeiro: Objetiva, 2012.
ROBBINS, Mel. O Poder dos 5 Segundos – saia do piloto automático, transforme sua vida, seu trabalho e sua autoconfiança agora. São Paulo: Astral Cultural, 2017.