Conversar Mental Negativa

Pensamentos negativos: como eliminar o diálogo mental tóxico

O que é conversa mental negativa

Saber fazer autocrítica sadia demonstra maturidade. A autoavaliação, quando bem utilizada, é útil e nos mantém motivados em direção ao alcance dos objetivos. No entanto, a voz interna da crítica pode se tornar prejudicial quando o foco da autoanálise são apenas as falhas.

O excesso de pensamentos derrotistas sobre nossa manifestação tende a gerar conversas mentais negativas. Esse padrão tende a provocar insegurança, podendo ser paralisante a ponto de inibir o crescimento pessoal e impedir que alcancemos patamares mais elevados.

Basicamente, a conversa mental negativa é qualquer diálogo interno / íntimo que possa limitar a capacidade de acreditar em si mesmo e nas próprias habilidades de superar desafios. São pensamentos que diminuem a motivação para fazer mudanças positivas, interferindo na autoconfiança. As conversas internas pessimistas, além de estressantes, podem ser inibidoras e comprometer o sucesso no trabalho e na vida.

Os diálogos mentais destrutivos manifestam-se de diferentes formas. São autoconceitos nocivos e sutis, tais como: “Eu não sou bom em falar em público, então devo evitar isso para meu próprio bem”; “Nunca consigo fazer nada direito”; “Fui mal na prova de matemática, não sou bom com números”.

A autocrítica negativa pode servir a vários propósitos que na superfície podem parecer úteis. Podemos estar tentando fazer o certo de alguma maneira, querendo sermos melhores ou realizar mais. No entanto, ter conversas mentais agressivas com esse objetivo, em vez de diálogos internos positivos, é o mesmo que escolher uma punição em vez de uma recompensa. Embora a punição possa deter certas atitudes a curto prazo, as recompensas geralmente são mais produtivas para incentivar um padrão construtivo e duradouro. A conversa mental patológica tem um efeito desmoralizante, rotulando o comportamento e impossibilitando a expressão de uma autoimagem mais sadia sobre quem somos e o que podemos fazer.

Como acabar com a Conversa Mental Negativa

A vida já nos apresenta obstáculos suficientes, não precisamos tornar as situações mais difíceis causando ainda mais sofrimento. Pensamentos e sentimentos negativos permanentes geram danos incalculáveis, por isso é importante identificá-los o mais rápido possível e estabelecer uma estratégia para mudança do foco mental. A seguir, são apresentadas algumas maneiras para mitigar o solilóquio sabotador e redirecionar a conversa interna para um caminho mais saudável e produtivo:

  1. Escrita: anotar os pensamentos. O ato de escrever transforma o que era apenas reflexivo e fora do controle para o alcance da mente consciente. Ler as anotações pode proporcionar uma autoavaliação mais condizente com a realidade e facilita o alinhamento das atitudes.
  2. Imaginação: imaginar estar conversando com alguém por quem se tem apreço. É pouco provável que palavras desencorajadoras sejam ditas para pessoas as quais amamos, então por que manter um tom interno trágico? Reconhecer que não usaríamos uma linguagem condenatória com um amigo ou familiar e, em seguida, optar por uma conversa mental gentil.
  3. Roteiro: ter um roteiro, um script pré-memorizado. Com base na análise do padrão dos pensamentos mentais negativos anotados no papel, pode-se definir um roteiro de frases e conversas internas positivas e motivadoras para serem usadas em momentos de autossabotagem.
  4. Respiração: fazer uma pausa e respirar fundo. Algumas das razões da autopunição estão relacionadas à sobrecarga, medo do fracasso e paralisia pelo padrão catastrófico. É importante, nesses momentos, diminuir a frequência cardíaca, promovendo acalmia por meio da respiração lenta e profunda.
  5. Terapia: considerar a necessidade de auxílio clínico profissional. É prudente buscar ajuda externa nos casos em que os hábitos de pensamento opressivos estejam interferindo de maneira significativa e prolongada. A terapia costuma ser uma forma eficiente de lidar com os problemas de diálogo interno patológico.

Quanto mais essas estratégias forem exercitadas, mais elas se tornarão uma prática fácil de aplicar quando uma ideia angustiante surgir. Com o tempo, os velhos hábitos se dissipam e o padrão tóxico será substituído por outros mais calmos, centrados e autoconscientes, levando a melhores relacionamentos, maior felicidade geral e uma sensação de que a vida está sendo vivida plenamente.

A conversa mental negativa está interferindo na conquista de um peso corporal saudável? Leia Autossabotagem e emagrecimento: como a mente interfere no corpo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.